04/11/09

Ausências Premeditadas 2

O partido "socialista" agradece à direita e à igreja por colocarem agora a questão do referendo ao casamento gay, assim ao rebater a direita aproveita para passar o aviso à esquerda, casar sim, adoptar não. Não era possível ao PS manter o silêncio sobre o casamento por muito tempo, mas adiava-o pois teria que falar da sua inerente proibição da adopção. As condições ideais estão agora criadas para avançar, com o PS ao centro, a razoabilidade simbólica. Nem o radicalismo da direita, nem o da esquerda, o PS apresenta-se como a virtude, o equilíbrio.

O PS, é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas é contra a adopção de crianças por esses casais. Porquê? Porque não está no programa! Esta explicação soa a déjà vu, será possível ou é apenas uma ilusão?

Porque é que existe um estranha dificuldade de coerência quando o PS trata de questões que envolvem relações entre “pessoas do mesmo sexo”, será esse assunto assim tão difícil de tratar? Isso da igualdade tem que ser com peso e medida. Se daqui a 4 anos o PS ganhar novamente as eleições, talvez então possam conceder mais um bocadinho de igualdade. Igualdade mas aos poucos.

O PS pretende inverter o ónus da culpa afirmando que não prometeu a adopção no programa eleitoral, tratando os assuntos adopção e casamento como se fossem independentes, o que até deviam ser, mas neste caso não são.

Sócrates e os socialistas sabiam perfeitamente que se por um lado davam um passo pela igualdade, legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por outro lado sabiam que quando o fizessem teriam que criar uma nova discriminação, uma nova desigualdade, a proibição da adopção.

Portanto estaremos neste sentido a institucionalizar novas formas de desigualdade ou a avançar para a igualdade? Estaremos neste caso a criar casais de 1º com todos os direitos incluídos e os casais de 2ª com um tratamento diferente, excluídos de alguns direitos?

Vale a pena perguntar ao sr. Deputado Miguel Vale de Almeida, se depois da legalização do casamento à lá PS, a tarefa que se segue é o lobbying pela adopção?

2 comentários:

zeca disse...

Está aqui um belo texto!
Um único reparo já que o texto trata de "Ausências" e eu notei uma.
Aconselho uma utilização generosa das aspas sempre que se referirem a estes "socialistas".
É que se não forem utilizadas eles podem ficar ofendidos.

ganjamind disse...

Reparo aceite e integrado :)