24/11/09

Operação contra jovens independentistas Bascos

34 jovens independentistas foram detidos numa macro-operação levada a cabo esta madrugada por 650 agentes da Polícia espanhola e da Guarda Civil em Gipuzkoa, Nafarroa, Araba e Bizkaia contra a organização Segi, por ordem do juiz Fernando Grande Marlaska.

As forças policiais inspeccionaram 92 habitações, gaztetxes, herriko tabernas e associações de moradores, de acordo com o Ministério do Interior.

O Ministério espanhol do Interior divulgou um comunicado em que dá conta de 34 detenções efectuadas esta madrugada em diversas localidades de Hego Euskal Herria [País Basco Sul] pela Polícia espanhola e pela Guarda Civil, sob as ordens do juiz Fernando Grande Marlaska, que se deslocou a Donostia juntamente com dois magistrados e a cúpula policial para coordenar a operação, em que participaram 650 agentes das FSE.

O Ministério do Interior refere na sua nota que os detidos «detinham alegadamente funções de responsabilidade» na Segi, e que a operação representa «o decapitação da estrutura directiva» da organização independentista juvenil e «um golpe de impacto no seu financiamento e na estrutura logística».

Levaram «abundante documentação da Segi e suportes informáticos», autocolantes, garrafas de camping-gas, 6000 euros em envelopes e «publicações Zutabe», entre outros materiais.
retirado de País Basco - ASEH

Sem comentários: