01/02/08

Lembrar Alfredo Costa e Manuel Buíça


Por uma república secular e laica, por uma sociedade livre, aberta, inclusiva e justa


A haver um dia de pesar seria por Alfredo Costa e Manuel Buíça


Manuel Buíça

Ver Site do República e Laicidade

5 comentários:

Anónimo disse...

A morte de dois assassinos deve ser lembrada sim, vivíamos num Estado de Direito. Ninguém tem o direito de tirar a vida a quem quer que seja.
Fazer de Buiça e Costa heróis é fazer do Major Alfredo herói quanto tentou matar Ramos Horta.
Deixem-se de hipocrisias !

Frederico Celavie disse...

A Rui Monteiro

Aprenda um pouco de história por favor. A monarquia de Carlos I e o primeiro-ministro João Franco nada tinham de democrático nem de "estado de direito". Portugal herdou da monarquia do sec.XIX até aos princípios do sec.XX, uma elevadissima taxa de analfabetismo e iliteracia (a maior da Europa), corrupção e pobreza. Em suma, a herança atávica de atraso cultural, económico e social de que ainda hoje nos queixamos. O povo vivia na ignorancia e na pobreza enquanto os monarcas e nobres se passeavam nas cortes europeias e nos seus palácios menosprezando Portugal e os portugueses. Por muito que custe a violencia e o extremismo da guerra e do assassinio esta pode ser o ultimo recurso para mudar o curso da história. Quem são os seu heróis? O D.Carlos I? O Salazar?

Anónimo disse...

Pois e o que a republica fez para mudar nos 100 anos ? Continuamos na mesma !

O Estado Novo era uma republica porque não tinha Rei e teve republicanos destacados como General Carmona. Não admito lições de moral, sabe que mais ? penteie-se se faz favor ... porque a confusão nessa cabeça até doí ! Não há nada que legitime tirar uma vida porque por essa razão o Bloco de Esquerda como têm +/- os mesmo deputados que o partido republicano tem também se pode lembrar de andar a ceifar vidas pela sua óptica !

Anónimo disse...

O que me atrai neste país que amo é que os intelectuais ainda se dão ao trabalho de responder aos burros que não admitem lições de moral. Talvez apenas lições de murros na tromba que eu não tenho a paciência do Sr Frederico. O sr. Monteiro ao contrario do Penteado tem o nome errado é montado e não Monteiro.

Alcobia

RUI XARUTO disse...

Sr Anónimo, se ama tanto o país porque não revela o seu nome? Os regicidas eram apenas e só assassinos covardes, nada mais do que isso. Fazer o que fizeram não os torna heróis de coisa nenhuma e nem merecem outro reconhecimento senão este: assassinos. Tinham razões muito fortes para o acto que cometeram mas esse foi o caminho errado. O país de hoje continua a ser a mesma coisa, no fundo pouco ou nada mudou, o povo continua a viver para servir um bando de ladrões e corruptos, só que agora, em vez de monárquicos, são republicanos. Os que agora tanto roubam o povo também merecem levar um tiro? Se calhar o sr. anónimo já não pensa assim. Para mim, seja em que regime político for, seja qual for a razão, um acto destes, cometido daquela forma, só tem uma classificaçâo. O meu nome è Rui Santos, Portuense e a mim ninguém dá lições de murro na tromba, mas até gostava que tentassem. Quero lá saber da monarquia ou da república... o que não suporto são assassinos e covardes... e anónimos que fazem ameaças sem dar a cara.