21/10/09

disse heresias e os reaccionários começaram a saltar da toca

«a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana»

«A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!»

«O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!»

«Todo esse horror em nome de um Deus que não existe, nunca ninguém o viu»

«as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram».

«no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!». «Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer»

«Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?»

«Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca».

José Saramago

As polémicas declarações de Saramago são evidências para todos, os que na posse da capacidade de se questionarem, têm ou já tiveram contacto com a igreja católica, a catequese, a religião e moral, a história, etc.

As reacções reaccionárias demonstram o quão atrasados ainda estamos e justifica perfeitamente a pertinência de Saramago insistir nestes tópicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque razão o titulo do post é "disse heresias", ele limitou-se a emitir a sua opinião, há quem concorde e quem não concorde