01/11/10

Professores

Como é que se ensina alguém a ser artista? Sendo artista? Num tempo em que a antiga relação de ateliê entre mestre e discípulo já não existe, como é que se cria «escola»? A noção de «escola» – nesse sentido de transmissão de conhecimentos, técnicas e «segredos» – porventura também já não existe. O que temos então, hoje, numa sociedade onde o número de estudantes que frequentam o ensino artístico nunca foi tão elevado e a escolha tão alargada (tanto pública como privada)?!
E quem foram os professores-artistas que marcaram a geração actual? E marcaram pelas suas aulas ou pela sua obra?
Estas questões foram o ponto de partida para a exposição Professores. Mais do que encontrar respostas procurámos colocá-las.
O ponto de partida foi o seguinte: em vez de escolher uma série de professores que são também artistas, preferiu-se perguntar aos seus alunos, hoje artistas, quais os professores que os tinham marcado. Esta pergunta foi feita a 50 artistas com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, ou seja, já suficientemente maduros e portadores de uma linguagem própria.
Dos nomes que tiveram mais de três referências surgiram os oito artistas que se apresentam em Professores: Álvaro Lapa, Ângela Ferreira, Eduardo Batarda, João Queiroz, Manuel Botelho, Miguel Branco, Pedro Morais e Rui Sanches.
A exposição apresenta obras destes oito autores mas a voz de quem os escolheu também está presente através de depoimentos gravados. Professores pretende ser, assim, um tributo à figura do professor-artista.


14 de Outubro 2010 a 2 de Janeiro 2011
CAM – Nave e Piso 1
Curadoria: Isabel Carlos

Sem comentários: